Artigo Acesso aberto Revisado por pares

“Hermenêutica objetiva” e sua apropriação na pesquisa empírica na área da educação

1969; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 16; Issue: 31 Linguagem: Português

10.26512/lc.v16i31.3618

ISSN

1981-0431

Autores

Rita Almeida Teixeira Vilela, Juliane Noack Napoles,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este texto apresenta a metodologia de pesquisa social qualitativa denominada “hermenêutica objetiva” desenvolvida pelo sociólogo alemão Ulrich Oevermann e aponta sua propriedade na pesquisa educacional. Derivada da tradição interpretativa da Teoria Crítica de Theodor Adorno, a finalidade da análise “hermenêutica objetiva” é descortinar a lógica entre as estruturas de reprodução social e as estruturas de transformação, reveladas em algum tipo de texto. Assim, objetiva desvendar e revelar a realidade sui generis que está contida neles: textos escritos de protocolos de pesquisa de campo, entrevistas, assim como obras de arte, música, arquitetura, são igualmente textos a serem interpretados. A metodologia procura compreender os sentidos que foram atribuídos a uma situação social e que estão registradas no texto. O texto apresenta dimensões do método usadas na Alemanha e no Brasil em pesquisas da escola e da sala de aula.

Referência(s)