
CONSCIÊNCIA NA SUBSTITUIÇÃO DO USO DE ANIMAIS NO ENSINO: ASPECTOS HISTÓRICOS, ÉTICOS E DE LEGISLAÇÃO
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 5; Issue: 6 Linguagem: Português
10.9771/rbda.v5i6.11073
ISSN2317-4552
AutoresMone Martins Seixas, João Henrique Araújo VIRGENS, Stella Maria Barrouin‐Melo, Alexander Gerard Steevert Van HERK,
Tópico(s)Animal Genetics and Reproduction
Resumoo especismo, a discriminação de direitos em favor da espécie<br />humana e em detrimento de outras espécies, é praticado também no<br />ambiente acadêmico. O uso indiscriminado de animais não-humanos<br />para o ensino e a pesquisa é uma prática antiga, que foi consolidada<br />durante a Idade Moderna. Mesmo diante da tecnologia atual, os<br />animais ainda são usados, de forma prejudicial, para a demonstração<br />de conhecimentos. Como reação de um número crescente de<br />pesquisadores em todas as áreas do conhecimento, tem havido um<br />aumento da criação, aperfeiçoamento e consolidação de métodos<br />substitutivos e, por parte dos estudantes, a objeção de consciência.<br />Assim, a substituição do uso prejudicial de animais por métodos<br />mais eficazes é uma realidade possível e positiva no desenvolvimento ético dos humanos pelo refinamento do respeito aos não-humanos, possibilitando o desenvolviment de habilidades necessárias à prática profissional.
Referência(s)