Artigo Acesso aberto

LE MONTAGE EN ANTHROPOLOGIE FILMIQUE: REFLEXION A PARTIR DU «PORTRAIT» DE L’OUVRIER EN REGION PARISIENNE

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15210/tes.v2i2.4858

ISSN

2318-9576

Autores

Aliénor Martaud,

Tópico(s)

French Historical and Cultural Studies

Resumo

Como realizar o retrato filmado do trabalhador na regiao parisiense? Se organizacao do trabalho de campo permite misturar experiencia e os instrumentos etnograficos, o uso do video nos confronta novas problematicas, relacionadas escrita filmica. Aqui, trataremos de questionar montagem na realizacao de um filme documentario. Como Jean Rouch e Edgar Morin, preconizamos que a imagem, tal como entrevista, nao e suficiente para revelar o real. E por meio da construcao, ou seja, pela montagem, que podemos pesquisar ‘verdade sociologica’. A montagem e o ponto culminante onde vem se refletir as intencoes do pesquisador, sua subjetividade e expressao do mundo real do qual ele da conta. No âmbito desta pesquisa, nos optamos, entao, pela realizacao de um triptico visual. O primeiro e um documentario construido pelos trabalhadores; o segundo, pelo pesquisador; e o terceiro, e uma proposta filmica sobre pesquisa em andamento. Este triplo olhar sobre realizacao de um “retrato” operario multiplica os eixos de leitura e interroga sobre o lugar da imagem no campo das ciencias sociais.

Referência(s)