Artigo Revisado por pares

A enunciação musical em duas interpretações de um prelúdio de Chopin

2009; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 53; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1981-5794

Autores

José Roberto do Carmo,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

O presente ensaio procura discutir as marcas enunciativas presentes na melodia tonal a partir da investigacao de algumas propriedades comuns ao aparelho fonador humano e aos instrumentos musicais reais e virtuais. Analisando essas propriedades a luz da teoria glossematica de Hjelmslev (1975) e da semiotica tensiva de Claude Zilberberg (2006), nossa investigacao chegou aos seguintes resultados: (i) dado que o sistema musical e o sistema fonologico possuem categorias comuns, pode-se sustentar a existencia de um parentesco genetico entre expressao verbal e expressao musical; (ii) o efeito de sentido caracteristico da melodia tonal e fruto de uma confi guracao sintagmatica de suprassegmentos (cronemas, tonemas e dinamemas) hierarquicamente organizados; (iii) outras categorias do sistema melodico tais como o andamento, a dinâmica e o timbre – os foremas musicais – ocupam um papel a parte na hierarquia melodica e sao as principais responsaveis pelas marcas deixadas no enunciado pela instância interprete do sujeito da enunciacao.

Referência(s)