
O Enfoque nos Custos como Estratégia de Formação de Preços de Venda na Indústria de Laticínios: Um Estudo de Caso
2010; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18391/qualitas.v9i2.678
ISSN1677-4280
AutoresLuiz Célio Souza Rocha, Emanuelly Alves Pelogio, Miguel Eduardo Moreno Añez, Robson Oliveira Marques,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA formacao dos precos de venda dos produtos obedece a varias tecnicas e estrategias; porem, a mais antiga e, portanto, a mais usada e a formacao de precos por meio da apuracao dos custos dos produtos. Assim sendo, os metodos de custeio sao considerados fontes gerenciais de extrema importância para a tomada de decisoes, para a obtencao de lucros e para o alcance dos objetivos previamente tracados. Esse trabalho se propoe a analisar quatro desses metodos (custeio por absorcao, custeio variavel direto, custeio baseado em atividades – ABC e custeio meta) e propor um metodo que concilie duas metodologias de custeio aparentemente antagonicas: o custeio por absorcao e o custeio variavel ou direto. Apos definicao de tres criterios de rateio, obtencao dos custos fixos unitarios e precos de venda unitarios, os mesmos foram submetidos aos testes estatisticos F-ANOVA e teste de Tukey, o que comprovou haver diferenca estatisticamente significativa entre os valores obtidos pela utilizacao do fator de porcentagem da margem de contribuicao em comparacao aos valores obtidos pela utilizacao dos outros dois fatores (porcentagem de faturamento e fator “porcentagem da margem de contribuicao X porcentagem de faturamento”). Como conclusao, considerou-se os fatores porcentagem de faturamento e o fator do produto entre o fator “porcentagem da margem de contribuicao X porcentagem de faturamento” como validos para o rateio dos custos fixos e definicao dos precos de venda para a empresa em questao por apresentar valores dentro da margem de precos praticados pelo mercado.
Referência(s)