Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Estratégia e gestão estratégica das empresas: um olhar histórico e crítico

2008; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1415-65552008000400011

ISSN

1982-7849

Autores

Taı̈eb Hafsi, Alain-Charles Martinet,

Tópico(s)

Innovation and Knowledge Management

Resumo

. Nessa epoca, estava-se a procura de um tipo de profissionalizacao do trabalho dos empresarios, masnao se sabia realmente o que ensinar. O sucesso das empresas nao pareciaobedecer a regras claras. Pelo menos, era dificil associar sucesso a praticasclaras na gestao. Mudava-se o tempo todo. Inspirando-se na medicina, os primeirospesquisadores e professores descobriram a abordagem pratica enunciada porHipocrates que se pode resumir da seguinte maneira (Roethlisberger, 1977):O primeiro elemento do metodo e um trabalho dificil, persistente, ininterrupto,no quarto do paciente e nao na biblioteca; uma adaptacao completa do medicoa sua tarefa, uma adaptacao que nao era simplesmente intelectual. O segundoelemento do metodo apoia-se em observacoes precisas das coisas e dosacontecimentos, na escolha, guiada por um juizo baseado no conhecimento e naexperiencia, dos fenomenos recorrentes e que ressaltam, alem da suaclassificacao e da exploracao metodicas. O terceiro elemento e a construcaojudiciosa de uma teoria – nao de uma teoria filosofica, nem tampouco um grandeesforco de imaginacao, nem um dogma quase-religioso, mas um modestoprocesso pedestre ou talvez, dever-se-ia dizer, um bastao, util para a caminhada,e a sua utilizacao posterior.A abordagem de Hipocrates inspirou o metodo de casos. O caso de gestaodescrevia uma situacao real, complexa onde os multiplos aspectos queinfluenciavam a situacao eram apresentados para discussao com o proposito deentender a problematica, logo apos a aplicacao da abordagem analitica deHipocrates, para chegar a construcao judiciosa de uma teoria rustica, ummodesto processo pedestre... um bastao util para a caminhada cuja finalidadee a acao. E esta teoria rustica da direcao da empresa que era progressivamenteconceituada como a estrategia corporativa (Learned, Christensen, Andrews, &Guth, 1965).O lancamento da abordagem estrategica tornou-se progressivamente o nucleocentral da preparacao educacional em Harvard. O MBA foi concebido la comoum programa de formacao com um espirito estrategico. Os alunos aprendiamprogressivamente a ter uma perspectiva de conjunto, a preocupar-se com acoordenacao e com a integracao que se tornou a marca distintiva do campo da

Referência(s)