Do aprender para fazer ao aprender fazendo: as práticas de Educação inclusiva na escola

2011; Volume: 19; Issue: 19 Linguagem: Português

ISSN

1646-401X

Autores

Isabel Rodrigues Sanches,

Tópico(s)

International Relations and Autism

Resumo

A inclusao apresenta-se como um novo paradigma social que obriga a uma organizacao social flexivel e funcional, assente no respeito por si e pelo outro e numa construcao em permanencia que faca sentido para cada um no contexto socio cultural em que se insere. Educar, incluindo, e missao da sociedade em geral e da escola em particular. Aprender e ensinar, incluindo, e desafio para todos e utopia para muitos. Pretendemos, com este artigo, “meter as maos na massa”, exemplificando e refletindo, para que possamos fazer do aprender e ensinar, incluindo, uma utopia realizavel. Fomos buscar um trabalho de projeto desenvolvido em sala de aula, no âmbito do mestrado em Educacao especial e, atraves dele, mas tendo como pano de fundo muitos outros que foram desenvolvidos segundo os mesmos principios e preocupacoes, damos conta do como se pode tirar partido da diversidade do grupo e ganhar em termos academicos e sociais. Pelos resultados obtidos, podemos afirmar que experimentar novos/ outros modelos de atuacao em sala de aula e na escola, refletir sobre a acao, para a validar e a tornar sempre mais eficiente, numa perspetiva de construcao de mais e melhor conhecimento, torna o ensino e a aprendizagem mais eficazes e motiva sobremaneira os seus intervenientes. Palavras-chave : Educacao inclusiva; escola inclusiva; praticas de Educacao inclusiva; formacao de professores; investigacao-acao.

Referência(s)