Características da formação matemática das futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental a partir de cursos pedagogia de Curitiba
2012; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português
10.22169/intersaberes.v7i14.323
ISSN1809-7286
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste texto tem por finalidade mostrar de que maneira se apropriar dos conhecimentos matematicos necessarios para exercer o magisterio das series iniciais do Ensino Fundamental das formandas de 2011 de tres cursos de Pedagogia da cidade de Curitiba. Como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionario aplicado a 124 formandas em tres importantes Universidades de Curitiba, sendo duas particulares e uma publica. Cientes da complexidade da formacao da Pedagoga como Professora generalista (que pode atuar em todas as disciplinas das series iniciais do Ensino Fundamental), mas que ao desenvolver sua docencia devera atender as necessidades especificas de cada disciplina. Buscou-se informacoes considerando tres categorias de analise: 1) a relacao de afetividade das formandas com a disciplina de Matematica; 2) as relacoes cognitivas com a disciplina; 3) os aspectos didaticos pedagogicos da formacao matematica recebida pelas formandas.
Referência(s)