Aspectos geoambientais, condições de uso e ocupação do solo e níveis de desmatamento da bacia hidrográfica do rio Curu, Ceará - Brasil.
2010; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5433/2447-1747.2005v14n2p85
ISSN2447-1747
AutoresAdryane Gorayeb, Marcos José Nogueira de Souza, Maria Cléa Brito de Figueirêdo, Lúcia de Fátima Araújo, Morsyleide de Freitas Rosa, Edson Vicente da Silva,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA bacia hidrografica do rio Curu destaca-se dentre as outras bacias do Estado do Ceara por ter sido a primeira a implantar o sistema de perimetros irrigados (1974-75) e tambem a primeira a organizar um Comite de Bacia Hidrografica (1996). Encontra-se, atualmente, com serios problemas ambientais, relacionados aos efeitos da utilizacao inadequada dos recursos naturais. Sendo assim, a presente pesquisa analisa os aspectos geoambientais da bacia, as condicoes de uso e ocupacao do solo e os niveis de desmatamento da vegetacao original. A base metodologica utilizada foi a analise geossistemica, e foram feitos levantamentos bibliograficos e cartograficos, alem de trabalhos de campo e de gabinete. Desse modo, identificou-se cinco unidades geoambientais: planicie litorânea, tabuleiros, planicies fluviais, depressao sertaneja e macicos residuais. Durante o estudo foi observado que, quanto mais a area da bacia do Curu se desenvolve economicamente e cresce demograficamente, mais os recursos naturais sao degradados, em especial a vegetacao nativa. Isso acarreta varios prejuizos ambientais, como a diminuicao da biodiversidade, a perda de solos ferteis, a modificacao do microclima e a alteracao da qualidade e da dinâmica hidrica.
Referência(s)