Artigo Revisado por pares

A teoria das inteligências múltiplas como conceito de educação ambiental

2012; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português

10.22169/intersaberes.v7i14.325

ISSN

1809-7286

Autores

Garutti Garutti,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Pesquisa, de cunho exploratorio e bibliografico, propoe uma nova abordagem para a aprendizagem das questoes ecologicas, a partir de uma analise da cognicao humana. Fundamenta-se na Teoria das Inteligencias multiplas de Howard Gardner (1994), que preconiza a existencia de oito formas de inteligencia no ser humano, inclusive uma Inteligencia Naturalista. Os principios da Educacao para a Sustentabilidade formaram o alicerce filosofico e pedagogico para definir o Saber Ambiental. O estudo leva em consideracao a nocao de como a inteligencia naturalista se manifesta na interacao com as demais inteligencias e qual deva ser a sua relacao com o saber ambiental. As conclusoes sugerem que o desenvolvimento da inteligencia seja pressuposto para o desenvolvimento da educacao ambiental.

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