A teoria das inteligências múltiplas como conceito de educação ambiental
2012; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português
10.22169/intersaberes.v7i14.325
ISSN1809-7286
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoPesquisa, de cunho exploratorio e bibliografico, propoe uma nova abordagem para a aprendizagem das questoes ecologicas, a partir de uma analise da cognicao humana. Fundamenta-se na Teoria das Inteligencias multiplas de Howard Gardner (1994), que preconiza a existencia de oito formas de inteligencia no ser humano, inclusive uma Inteligencia Naturalista. Os principios da Educacao para a Sustentabilidade formaram o alicerce filosofico e pedagogico para definir o Saber Ambiental. O estudo leva em consideracao a nocao de como a inteligencia naturalista se manifesta na interacao com as demais inteligencias e qual deva ser a sua relacao com o saber ambiental. As conclusoes sugerem que o desenvolvimento da inteligencia seja pressuposto para o desenvolvimento da educacao ambiental.
Referência(s)