
INIQUIDADE DE RESULTADOS NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS E BRANCAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS INTEGRANTES DO PROJETO GERES EM SALVADOR – BAHIA
2013; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 7; Issue: 12 Linguagem: Português
10.19177/prppge.v7e122013274-301
ISSN2179-2534
AutoresAndréia Cardoso Silveira, Dora Leal Rosa, Robinson Moreira Tenório,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente ensaio tem como objetivo discutir a iniquidade de resultados no desempenho escolar de crianças negras e brancas em escolas integrantes do Projeto Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005 – GERES, em Salvador – BA. Para isso, discorre-se sobre como as práticas de preconceito racial podem ser manifestadas no espaço escolar e apresenta-se o percurso metodológico do estudo quantitativo, como resultado, constatou-se que as crianças negras possuem desempenho escolar inferior aos das crianças brancas; todavia, ao comparar o desempenho por nível socioeconômico, observou-se que entre as crianças de nível socioeconômico baixo, o negro possui melhor aproveitamento escolar.
Referência(s)