Humanização do atendimento em saúde:perfil dos Cirurgiões-Dentistas

2014; Indonesian Center for Animal Research and Development; Volume: 3; Linguagem: Português

ISSN

2317-3009

Autores

LG Fiorin, CT Guerra, CM Wada, Alr Rangel, Mts Cury, Apm Bertoz, RS Fajardo, Mcr Alves Rezende,

Tópico(s)

Dental Education, Practice, Research

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduacao em Odontologia destacam a Humanizacao da Educacao como um dos aspectos fundamentais para a concretizacao de novas bases para a Educacao Superior pois coloca o homem como o centro do processo de construcao da cidadania, comprometida e integrada a realidade social e epidemiologica, as politicas sociais e de saude, oportunizando a formacao profissional contextualizada com os reais problemas brasileiros, alem de transformadora destes. Dessa forma, construir projetos pedagogicos humanizados torna-se um desafio para as Instituicoes de Ensino Superior, responsaveis pela formacao do profissional que atua e atuara nos Servicos de Saude. Humanizar o atendimento nao e apenas chamar o paciente pelo nome, nem ter um sorriso nos labios constantemente, mas tambem compreender seus medos, angustias, incertezas, dando-lhes apoio e atencao permanente. A humanizacao na Odontologia mostra-se relevante atualmente, uma vez que os principios da integralidade da assistencia e equidade demandam praticas focadas na dignidade do Cirurgiao-Dentista e do paciente. Construir projetos pedagogicos humanizados torna-se um desafio na formacao do profissional de saude e por meio de estudo transversal no qual foram incluidos individuos que participaram voluntariamente por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A populacao-alvo incluiu Cirurgioes-Dentistas do Estado de Sao Paulo. Para tanto responderam formulario autoaplicavel (desenvolvido pela Disciplina de Humanidade e Saude da Faculdade de Odontologia de Aracatuba, UNESP), dividido em duas partes: Parte I – Dados demograficos (sexo/idade) e Parte II – Atitudes em relacao a humanizacao no atendimento em 10 questoes de multipla escolha. Os resultados obtidos no presente trabalho apontam para maior humanizacao no atendimento no consultorio odontologico de forma destacada em relacao aos eixos 7 (Comentarios desfavoraveis sobre o trabalho realizado por outros colegas – Identificar e manter-se em silencio diante de iatrogenias realizadas pelos colegas) e 9 (Omissao de informacoes tecnicas necessarias a decisao) e os piores para os eixos 1(Relacionar se bem com o paciente tratando o como um todo/Falta de visao integral do paciente) e 4 (Aliciamento de pacientes – Concorrencia profissional pelo mercado de trabalho). Oos resultados obtidos apontam fortemente para a necessidade de adequacao do conteudo curricular na formacao do profissional na area odontologica, conteudo este pertinente as ementas das disciplinas de Humanizacao em Saude, ainda nao obrigatorias nos projetos pedagogicos dos cursos de Odontologia. Descritores: Humanizacao da Assistencia, Recursos Humanos em Odontologia

Referência(s)