On the Logic of the Program of Philosophy for Children
2009; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português
10.12957/childphilo.2009.20589
ISSN2525-5061
Autorescesar catalani, Patrícia Del Nero Velasco,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoO presente artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados da pesquisa de Iniciacao Cientifica intitulada Fundamentos Logicos de uma Educacao para o Pensar. Especificamente, sao expostos os conteudos logicos desenvolvidos por Matthew Lipman na novela filosofica A descoberta de Ari dos Telles. O texto esta estruturado em tres secoes principais, a saber, Logica formal, Logica das boas razoes e Logica do agir racional. Na primeira delas, mapeamos os conteudos da logica formal presentes na referida novela. Neste sentido, estudamos a logica aristotelica de uma forma progressiva, isto e, passando dos elementos mais simples para os mais complexos, quais sejam: as proposicoes categoricas, a inversao de proposicoes categoricas, a padronizacao, o quadro de oposicoes, a logica de relacoes e, finalmente, o silogismo aristotelico (e as formas invalidas deste). Depois disso, ainda na primeira secao, tratamos de outros aspectos da logica formal trabalhados na perspectiva de Lipman. Sao eles: o silogismo hipotetico, a inducao, a relacao logica entre parte e todo, as quatro possibilidades e as tautologias. Quanto a segunda secao, apresentamos uma abordagem de outra logica trabalhada por Lipman, cuja denominacao e logica das boas razoes. Por fim, na terceira e ultima secao, intitulada Logica do agir racional, a enfase situa-se no uso constante e cotidiano da reflexao; em outras palavras, constatamos que a logica do agir racional tem como meta o uso do pensamento reflexivo com vistas a um comportamento razoavel. Palavras-chave: Lipman; Programa Filosofia para Criancas; logica formal; logica das boas razoes; logica do agir racional
Referência(s)