On the Logic of the Program of Philosophy for Children

2009; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

10.12957/childphilo.2009.20589

ISSN

2525-5061

Autores

cesar catalani, Patrícia Del Nero Velasco,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados da pesquisa de Iniciacao Cientifica intitulada Fundamentos Logicos de uma Educacao para o Pensar. Especificamente, sao expostos os conteudos logicos desenvolvidos por Matthew Lipman na novela filosofica A descoberta de Ari dos Telles. O texto esta estruturado em tres secoes principais, a saber, Logica formal, Logica das boas razoes e Logica do agir racional. Na primeira delas, mapeamos os conteudos da logica formal presentes na referida novela. Neste sentido, estudamos a logica aristotelica de uma forma progressiva, isto e, passando dos elementos mais simples para os mais complexos, quais sejam: as proposicoes categoricas, a inversao de proposicoes categoricas, a padronizacao, o quadro de oposicoes, a logica de relacoes e, finalmente, o silogismo aristotelico (e as formas invalidas deste). Depois disso, ainda na primeira secao, tratamos de outros aspectos da logica formal trabalhados na perspectiva de Lipman. Sao eles: o silogismo hipotetico, a inducao, a relacao logica entre parte e todo, as quatro possibilidades e as tautologias. Quanto a segunda secao, apresentamos uma abordagem de outra logica trabalhada por Lipman, cuja denominacao e logica das boas razoes. Por fim, na terceira e ultima secao, intitulada Logica do agir racional, a enfase situa-se no uso constante e cotidiano da reflexao; em outras palavras, constatamos que a logica do agir racional tem como meta o uso do pensamento reflexivo com vistas a um comportamento razoavel. Palavras-chave: Lipman; Programa Filosofia para Criancas; logica formal; logica das boas razoes; logica do agir racional

Referência(s)
Altmetric
PlumX