Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Discurso Pedagógico: Uma Análise dos Registros Regulativo e Instrucional e suas Implicações na Aula de Língua Estrangeira

2008; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17765/1516-2664.2008v13n1p125-143

ISSN

2176-9176

Autores

Jakeline Aparecida Semechechem, Raquel Cristina Mendes de Carvalho,

Tópico(s)

Linguistic Studies and Language Acquisition

Resumo

O presente artigo relata uma pesquisa etnografica cujo propo-sito foi investigar como uma professora organiza, estrutura e regula seu discurso na aula de Lingua Estrangeira. Para conduzir este estudo, os da-dos foram coletados nas aulas de Ingles de uma escola particular, por meio de gravacoes das aulas em audio, diario da professora e notas de campo de uma observadora. Os dados foram analisados a luz da teoria de Bernstein (1996) sobre os registros regulativo e instrucional no discurso pedagogico. Este estudo enfatiza que o discurso do professor e organizado para promover interacao na aula (registro regulativo), bem como promover insumo na lin-gua estrangeira (registro instrucional). Enfatiza, por isto, que o uso da lingua estrangeira em ambos os registros, isto e, o regulativo e o instrucional, pro-move mais oportunidades para os aprendizes desenvolverem a competencia comunicativa na lingua estrangeira, neste caso, em Lingua Inglesa. PALAVRAS-CHAVE:

Referência(s)