
POR QUE CINTIA E NÃO MARIANA? FORMANDO LEITOR DE LITERATURA NA CONTEMPORANEIDADE
2013; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Português
ISSN
1982-5625
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoTrata-se de uma reflexao sobre a leitura literaria realizada por alunos de uma turma de escola publica de Ensino Medio e, ao mesmo tempo, sobre o processo de ensinar literatura conforme desvelado na pratica da professora Maria, enfantizando, em especial, o processo de identificacao que se estabelece entre aquele que le e o que e lido . Os resultados indicam que a professora escolhe os livros que acredita ter potencial de ressoar na subjetividade de seus alunos e eles, por seu turno, correspondem aos esforcos, se empenhando, de fato, na leitura literaria. A conclusao a que chegamos e que, quando arranjada a situacao, os alunos leem sim literatura, e gostam. Assim sendo, o texto e um testemunho de que, em meio a tao propalada crise do ensino da literatura, experiencias exitosas estao acontecendo, o que pode, certamente, muito nos ensinar.
Referência(s)