
A Robótica como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Disciplinas de Programação em Cursos de Computação e Engenharia
2011; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5753/cbie.wie.2011.1108-1117
ISSN2316-6541
AutoresPaula Ceccon Ribeiro, Carlos Bazílio Martins, Flávia Bernardini,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoResumo: Este trabalho apresenta um estudo da utilizacao da robotica no âmbito educacional superior, como ferramenta de apoio ao ensino de disciplinas de programacao que motive e estimule o interesse dos alunos por meio das praticas mais dinâmicas sugeridas por esta abordagem. A avaliacao desta abordagem foi realizada em uma universidade federal brasileira com alunos do primeiro e segundo periodos nas disciplinas de programacao. Abstract: This paper describes a study that uses robotics in higher education level as a tool to support teaching of programming subjects that motivates and stimulates the interests of the students through more dynamic practices suggested by this robotics approach. The approach evaluation has been realized in a federal university in the state of Rio de Janeiro with students in programming disciplines.
Referência(s)