Artigo Revisado por pares

A FONÉTICA E A FONOLOGIA: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS AS SIGNIFICAM

2014; Mato Grosso do Sul; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português

10.30681/1740

ISSN

1983-8018

Autores

Terezinha Della Justina,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

O estudo buscou investigar como os discursos de livros didaticos de Lingua Portuguesa do ensino medio dizem a fonetica e a fonologia, as posicoes discursivas assumidas pelos enunciadores/autores desses materiais. Para realiza-lo, foram investigados livros didaticos incluidos no Catalogo do PNLEM/2009, focalizando-se deles as secoes e/ou capitulos que tratam do tema em questao, recortou-se algumas sequencias linguisticas significativas para uma leitura discursiva na perspectiva da escola francesa da AD, visando a capturar instantes privilegiados de enredamento interdiscursivo entre o discurso gramatical e o discurso linguistico, cada um deles se revezando nos papeis de discurso agente e paciente.

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