Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MARCAS DA IDEOLOGIA TRABALHISTA DE VARGAS EM CANÇÕES DA MPB

2011; Volume: 1; Issue: 01 Linguagem: Português

10.18554/ri.v1i01.68

ISSN

1981-0601

Autores

Fabiana Fernanda Steigenberger, Luiz Carlos Fernandes,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

No final da década de 1930 Getúlio Vargas cria o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) – órgão responsável por censurar e orientar toda criação artística nacional incluindo a música popular brasileira. Diante disso, os compositores são orientados a enfatizarem, no discurso lítero-musical, temas de incentivo e valorização do trabalho, evitando referências a comportamentos associados à malandragem. Nessa perspectiva, com base no referencial teórico da Análise do Discurso de linha francesa, temos como propósito analisar as marcas discursivas reveladoras das mudanças ocorridas nesse quadro sócio-histórico. Tais marcas são decorrentes da coerção ideológica exercida por essa política governamental no que se refere às questões trabalhistas. Dessa forma, compreendemos que os sentidos produzidos no gênero da música popular, espaço de ocorrência de tantas práticas discursivas cotidianas, a repetição constante, estabelece e determina os limites de cada formação discursiva. Procuramos destacar também, no presente estudo, a importância das marcas de adesão ou distanciamento do sujeito enunciador em relação ao discurso outro. Palavras- chave: MPB; trabalho; discurso outro; heterogeneidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX