
Em busca de familiaridades
2009; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português
10.18676/cadernoscenpec.v4i6.26
ISSN2237-9983
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
Resumo<p>O relato de prática apresenta uma experiência desenvolvida numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Fundação Itaú Social e CENPEC, cujo intuito foi responder à pergunta: em que medida é possível entrelaçar o ser-fazer-saber das famílias com o ser-saber-fazer das escolas a fim de garantir o direito de aprender dos alunos? Para isso, foram realizados encontros com dez famílias da região operária de Barreiro, sul de Belo Horizonte, a fim estudar com elas alguns conteúdos. Foram estudados temas como a história da instituição escolar, os aprendizados que se dão fora dessa instituição, as condições por meio das quais se formam leitores, a escola e os espaços que contam no aprendizado das crianças. Com a exploração desses temas, buscava-se empoderar e mobilizar as famílias para participação em atividades escolares.</p><p> </p>
Referência(s)