Estimativa da distribuição da demanda na Região Metropolitana de São Paulo com cenários de um novo aeroporto

2011; SciELO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/jv5n2p3

ISSN

2238-1031

Autores

Anderson Ribeiro Correia, Lucia Erika Niyama, Sabrina de Araújo Furtado Nogueira,

Tópico(s)

Urban and Freight Transport Logistics

Resumo

Resumo Este trabalho apresenta uma metodologia para avaliar a distribuicao de demanda na Regiao Metropolitana de Sao Paulo (RMSP), em funcao da eventual entrada de um novo operador aeroportuario. Seis localidades da (ou proxima da) RMSP sao avaliadas e seus potenciais de atracao da demanda sao estimados considerando-se os tempos de acesso e futuros niveis de servicos em termos de destinos e frequencias. Um modelo de interacao espacial e utilizado para o desenvolvimento das analises. Uma matriz origem-destino oficial e uma estimativa de demanda para a RMSP de 61 milhoes de passageiros por ano em 2020 sao utilizadas como base para o estudo. Os resultados indicam que aeroportos localizados na RMSP sao muito mais eficazes na atratividade aos passageiros do que aeroportos em regioes mais distantes. Abstract This work presents a methodology to evaluate the demand distribution at the Sao Paulo Metropolitan Region (RMSP), considering a new entrant airport operator. Six locations at the RMSP were evaluated and their attraction potentials were estimated considering access times and future levels of service in terms of frequencies and destines. A Gravity Model is employed for analyses. An origin-destination matrix and a demand forecast for RMSP of 61 million passengers per year in 2020 were used as a basis for the study. The results indicate that airports located at the RMSP are much more able to attract passengers than airports located at distant regions.

Referência(s)
Altmetric
PlumX