Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PERFIL E GRAU DE SATISFA��O DE CONSUMIDORES DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DO SETOR ALIMENT�CIO DE TR�S CIDADES DO CARIRI CEARENSE.

2015; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.19095/rec.v3i1.48

ISSN

2318-4922

Autores

Douglas Rodrigues Feitosa, Tiago de Alencar Viana,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O setor alimenticio vem demonstrando um crescimento cada vez maior, acompanhando os avancos da tecnologia e, acima de tudo, da economia brasileira. Um dos fatores mais relevantes foi o aumento do poder de consumo de classes economicas. O presente estudo teve como objetivo analisar a visao e o grau de satisfacao do consumidor do Cariri ceararense em relacao aos servicos e produtos oferecidos pelos bares e restaurantes de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, sua fidelidade aos mesmos, assim como tracar o perfil dos entrevistados. Para o desenvolvimento da coleta de dados, foi utilizada como tecnica, a survey, com aplicacao de questionario de forma presencial e on line. A amostra foi composta de 374 consumidores da citada regiao. Neste trabalho, quando se avaliou o aspecto relacionado a fidelidade do consumidor pode-se notar que 42% e 35% dos respondentes, nao se consideram fieis a um determinando bar ou restaurante, ja para o nivel educacional foram encontrados valores de 69% e 92%, respectivamente, para as pesquisas realizadas presencialmente e de forma on-line, com formacao superior completa ou em andamento. Pode-se concluir por meio da analise dos dados, que a visao e satisfacao do consumidor entrevistado encontra-se comprometida, demonstrando em varias dimensoes abordadas no estudo, uma discordância e uma insatisfacao consideravel com os atuais servicos e produtos oferecidos, confirmando a necessidade de se pesquisar cada vez mais a opiniao do consumidor e buscar investigar suas reais necessidades e sugestoes de melhorias.

Referência(s)
Altmetric
PlumX