A disciplina “Luta” no currículo do Curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso
2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30681/ecs.v2i2.1003
ISSN2237-1648
Autores Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoEsta pesquisa busca resgatar informacoes que fizeram e fazem parte de diferentes momentos historicos da disciplina “Luta” do Curso de Licenciatura Plena em Educacao Fisica da Universidade do Estado de Mato Grosso. Entende-se que os esportes de combate (Lutas) possuem importância social e cultural. Com base nesse entendimento, procuramos recuperar informacoes acerca da inclusao e evolucao do ensino da disciplina “Luta” deste Curso, no periodo de 2006 a 2010. Verifica-se um acentuado descontentamento por parte dos alunos com a falta de professores qualificados e com praticas pedagogicas ultrapassadas, inexperiencia e constantes mudancas do quadro docente. Porem, foi constatada uma tendencia ao desaparecimento e desinteresse dessa disciplina por parte de docentes e discentes. Os dados demonstram que a pratica das Lutas por pessoas nao qualificadas, tende a desestimular o potencial criativo tanto do aluno como do professor no processo de ensino- aprendizagem, embora alguns alunos se adaptem melhor aos movimentos de determinadas modalidades. Consideramos que a partir do metodo aqui proposto, pode iniciar-se o ensino das Lutas com enfase nas “razoes do fazer”, significando ainda mais o aprendizado e permitindo que ele seja explorado nos diversos contextos (clubes, academias, escolas). Palavras-chave: e ducacao fisica; cultura corporal; lutas.
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