Artigo Revisado por pares

Dispositivo didático – movimento harmônico simples versus movimento circular uniforme

1991; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2175-7941

Autores

Sandra Maria Couto Moreira, Ronaldo Luiz Neves Pinheiro, Luiz Carlos de Alvarenga,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A escola brasileira tem uma deficiencia cronica de meios auxiliares e de material de apoio ao ensino. Os professores preocupados com o processo ensino-aprendizagem precisam usar constantemente de sua criatividade na busca de solucoes que, sendo simples e de baixo custo, resultem em um melhor aproveitamento para o estudante. Nesse processo, muitas vezes se conseguem resultados positivos, que acabam, em geral, ficando restritos ao local onde foram desenvolvidos. Tais resultados, se fossem repassados a outras instituicoes, poderiam ser utilizados, modificados e aperfeicoados. Assim, num processo ciclico e mais dinâmico, haveria uma melhoria efetiva no ensino. Neste sentido, descreve-se um dispositivo construido com a finalidade de proporcionar um melhor entendimento do movimento harmonico simples, ja que sua compreensao plena e de importância fundamental no desenvolvimento de modelos para uma grande variedade de fenomenos fisicos que ocorrem na natureza. Cordas de instrumentos musicais, colunas de ar em instrumentos de sopro, corpos presos por molas, atomos em redes cristalinas e campos eletromagneticos sao exemplos de sistemas que executam movimento harmonico.

Referência(s)