Artigo Revisado por pares

TEORIA, PRÁTICA E REALIDADE SOCIAL: UMA PERSPECTIVA INTEGRADA PARA O ENSINO DE FISIOTERAPIA

2005; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1980-5918

Autores

Renata Maciel, P.T.G. Silva, Rita Sampaio, Albuquerque Drummond,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Este trabalho teve como objetivo refletir sobre as possibilidades de intervencao da Fisioterapia na atencao primaria a saude, rompendo com a pratica do profissional historicamente centrada em acoes curativas. Em geral, os curriculos oferecidos pelos cursos de graduacao em Fisioterapia no pais estao muito voltados para praticas hospitalares e ambulatoriais valorizando a reabilitacao em detrimento aos novos modelos assistenciais. A atuacao do fisioterapeuta nao se restringe somente ao campo curativo e de reabilitacao. As acoes de prevencao e educacao em saude sao fundamentais para propiciar a melhora da qualidade de vida da populacao e as intervencoes fisioterapeuticas no atendimento domiciliar podem produzir um impactopositivo na relacao do paciente com o meio, tanto fisico quanto social. Tendo como proposta a superacao do modelo tradicional de formacao dos fisioterapeutas, o curso de Fisioterapia da UFMG oferece estagio em Unidades Basicas de Saude para o aluno do ultimo periodo do curso. Nessas unidades, o aluno tem a oportunidade de vivenciar um trabalho com profissionais inseridos no Programa de Saude da Familia (PSF).Este trabalho foi desenvolvido no Centro de Saude Sao Gabriel (CSSG), no municipio de Belo Horizonte, onde foi aplicado um protocolo para cadastramento e monitoramento dos usuarios impossibilitados de se dirigirem ao Centro de Saude. Apos o levantamento das informacoes, foram realizadas reunioes com as equipes do PSF e oficinas que possibilitaram aos alunos e supervisor de estagio, refletirem sobre as possibilidades e desafios da intervencao da Fisioterapia na atencao primaria a saude.

Referência(s)