Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Planejamento, condução e análise do método de avaliação de uma disciplina do curso de engenharia de produção fundamentada na aprendizagem baseada em problemas

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14488/1676-1901.v15i2.1936

ISSN

1676-1901

Autores

Camila Pereira Pinto, Anna Paula Galvão Scheidegger, JULIANA HELENA DAROZ GAUDENCIO, João Batista Turrioni,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Em um mercado altamente competitivo, as empresas necessitam de recursos humanos cada vez mais qualificados, em especial no que se refere à Engenharia. As Universidades desempenham, pois, um papel importante, ao formar os futuros profissionais do país. No entanto, nesta tarefa, as Instituições deparam-se com o desafio de atrair e trabalhar com jovens da Geração Y, que apresentam anseios não mais atendidos apenas pelos métodos tradicionais de ensino. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma abordagem que visa estudar e desenvolver alternativas de ensino que atendam às exigências das empresas, bem como o novo perfil de estudantes. Além disso, ensinar ativamente por si só não é uma tarefa simples e torna-se mais complexa quando é preciso avaliar o conhecimento adquirido através desse método. Deste modo, este trabalho busca apresentar o planejamento, a condução e o método de avaliação adotado em uma disciplina de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Itajubá fundamentada na ABP. Para isso, adotou-se o método de pesquisa-ação, onde os autores participaram ativamente das etapas da disciplina, atuando como facilitadores no planejamento, implementação e monitoramento desta e do método de avaliação adotado. Como resultados, destacam-se os benefícios alcançados pelos envolvidos através do ensino ativo, bem como os pontos fortes e fracos do método. Além disso, propõem-se melhorias para futuras disciplinas.

Referência(s)