
A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FATOR DE INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34024/olhares.2014.v2.244
ISSN2317-7853
AutoresAline Gabriele Pereira, Fernando Selmar Rocha Fidalgo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo propõe uma reflexão acerca da inserção da formação continuada no ideário e no cotidiano dos trabalhadores, cada vez mais frequente nos dias atuais. Para tanto são discutidos conceitos como os de tempo de trabalho e tempo livre/de não trabalho, bem como de intensificação do trabalho; com base em pesquisa de 2012, realizada com gestores participantes do Curso de Especialização em Gestão escolar, parte do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, na qual foram analisados os tempos e espaços desses sujeitos em formação continuada através da educação a distância. Pôde-se constatar que a realização da formação continuada se concentrou quase completamente no tempo livre/de não trabalho dos gestores participantes, sendo realizada em seus domicílios, durante as noites e finais de semana e caracterizando-se, portanto, como um fator de intensificação através do prolongamento da jornada de trabalho.
Referência(s)