
GESTÃO DE EAD: A IMPORTÂNCIA DA VISÃO SISTÊMICA E DA ESTRUTURAÇÃO DOS CEADs PARA A ESCOLHA DE MODELOS ADEQUADOS
2007; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.14316
ISSN1679-1916
AutoresLuís Otoni Meireles Ribeiro, Maria Isabel Timm, Milton Antônio Zaro,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo apresenta relato de experiências e reflexões sobre a importância daestruturação de um setor para desenvolver instrumentos de planejamento e gestão dos cursos a distância,de acordo com necessidades específicas da instituição, levando-se em conta múltiplos cursos, públicos eníveis, bem como a gestão dos clientes internos da instituição (equipe de professores, produtores demídia, tutores, etc.). São apresentados modelos de cursos à distância para situações diferenciadas, emespecial para a educação profissional e tecnológica e o ensino de engenharia. A educação a distância,quando trabalhada numa perspectiva de economia de escala, pressiona por uma abordagem profissionalde gestão, a qual pressupõe, além de infraestrutura tecnológica, um planejamento eficaz, dinâmico eadequado frente às demandas de atendimento dos clientes externos e internos de uma IES.
Referência(s)