Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

GESTÃO DE EAD: A IMPORTÂNCIA DA VISÃO SISTÊMICA E DA ESTRUTURAÇÃO DOS CEADs PARA A ESCOLHA DE MODELOS ADEQUADOS

2007; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.14316

ISSN

1679-1916

Autores

Luís Otoni Meireles Ribeiro, Maria Isabel Timm, Milton Antônio Zaro,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo apresenta relato de experiências e reflexões sobre a importância daestruturação de um setor para desenvolver instrumentos de planejamento e gestão dos cursos a distância,de acordo com necessidades específicas da instituição, levando-se em conta múltiplos cursos, públicos eníveis, bem como a gestão dos clientes internos da instituição (equipe de professores, produtores demídia, tutores, etc.). São apresentados modelos de cursos à distância para situações diferenciadas, emespecial para a educação profissional e tecnológica e o ensino de engenharia. A educação a distância,quando trabalhada numa perspectiva de economia de escala, pressiona por uma abordagem profissionalde gestão, a qual pressupõe, além de infraestrutura tecnológica, um planejamento eficaz, dinâmico eadequado frente às demandas de atendimento dos clientes externos e internos de uma IES.

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