
Ensino de relações condicionais monetárias por meio de “Matching to Sample” para crianças surdas com e sem pré-requisitos matemáticos.
2012; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.31505/rbtcc.v14i2.504
ISSN1982-3541
AutoresPriscila Giselli Silva Magalhães, Grauben José Alves de Assis, Rosana Aparecida Salvador Rossit,
Tópico(s)Behavioral and Psychological Studies
ResumoO estudo pretendeu verificar o efeito de um procedimento de ensino de escolha de acordo com o modelo (MTS) sobre aprendizagem de relações monetárias em crianças surdas com e sem pré-requisitos matemáticos. Participaram seis crianças surdas distribuídas em dois grupos experimentais (com e sem pré-requisitos matemáticos). Houve ensino via MTS entre valores em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e: preços (AB), figuras de moedas (AC) e figuras de cédulas (AD), seguidos dos testes de simetria e transitividade. A maioria dos participantes apresentou emergência de relações. O ensino via MTS em componentes envolveu relações entre preços e figuras de moedas (DB) e figuras de notas e figuras de moedas (DC), seguido de testes de simetria, transitividade e de generalização (simulação de compra e venda). Houve diferença no desempenho entre os participantes dos Grupos I e II, o que confirma a importância de pré-requisitos para aprendizagem de relações monetárias.
Referência(s)