Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Fetichismo religioso, fetichismo da mercadoria, fetichismo sexual: transposições e conexões

2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 57; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/2179-0892.ra.2014.87763

ISSN

1678-9857

Autores

Rogério Brittes W. Pires,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Os conceitos de fetichismo sexual e fetichismo da mercadoria são tortuosas transformações de um conceito anterior: fetichismo religioso. Este artigo foca tal transposição conceitual, tentando entender qual seu impacto sobre o conceito anterior. Busca também traçar conexões entre os fetichismos e examinar usos variados da(s) ideia(s) de fetiche no século xx. Daremos importância à continuidade entre a denúncia iluminista da “ilusão religiosa” e certa postura crítica das ciências humanas modernas. Por fim, notaremos tentativas teóricas de unir os fetichismos, seja através de análises das características comuns aos diversos objetos já taxados de “fetiches”; seja através da proposta de um fetichismo geral, sem qualificadores, que una as versões religiosa, sexual e capitalista sobre uma mesma rubrica.

Referência(s)