Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A relação professor-aluno na construção do conhecimento

2011; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30681/reps.v2i1.8953

ISSN

2236-3165

Autores

Maiby Gisele Wagner, Edneuza Alves Trugillo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A presente pesquisa aborda o tema Relação Professor-Aluno, analisando as diferentes situações e comportamentos destes, frente às diversas problemáticas existentes no contexto escolar. Neste sentido, contextualizando a realidade dos alunos e dos professores de uma turma de terceiro ano de uma Escola Pública do Município de Sinop - MT, trazendo como abordagens teóricas fundamentadas em Henry Wallon, Vygotsky, Mirian Goldenberg, Valéria Amorim Arantes, Nelson Piletti, Maximiliano Menegolla, Pedro Morales, Paulo Freire, Ana Rita Silva Almeida. Foram observados a relação destes sujeitos, com a afetividade, as metodologias, as práticas docentes, a expressividade, a dedicação do profissional, o comportamento dos alunos e as avaliações e opiniões destes e de sua professora. Como escolha metodológica optamos pela pesquisa qualitativa, o estudo de caso. Para obtenção dos dados foram desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas e observações in loco. Durante as observações constatou-se que a relação harmoniosa entre os sujeitos (professores-alunos) é fundamental para a melhor aprendizagem.Palavras-chave: educação; relação de professores e alunos; afetividade; aprendizagem.

Referência(s)