Artigo Produção Nacional

Usabilidade e Acessibilidade no Moodle: Recomendações para o Uso do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem pelo Público Idoso

2014; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Português

ISSN

2316-7963

Autores

Thaiana Pereira dos Anjos, Josiane Vieira Campos, Leila Amaral Gontijo, Milton Luiz Horn Vieira,

Tópico(s)

Technology Use by Older Adults

Resumo

O publico idoso tem, em geral, caracteristicas fisicas, fisiologicas e cognitivas que dificultam a interacao com produtos e sistemas, particularmente com os ambientes virtuais. Este artigo tem como objetivo identificar recomendacoes de usabilidade e acessibilidade para o Moodle, um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, voltado ao publico idoso. Primeiramente foram identificadas as principais funcionalidades do Moodle, sua estrutura, as barreiras de acesso, entre outras caracteristicas. Depois, a partir da literatura, foram identificadas as caracteristicas e consequencias do envelhecimento que podem influenciar no uso dos AVEAs pelo idoso. Por fim, foram identificadas na literatura recomendacoes de usabilidade e acessibilidade para interfaces em geral. O estudo resultou em recomendacoes de usabilidade e acessibilidade para o AVEA, alteracoes funcionais enfrentadas pelos idosos e avaliacao heuristica do Moodle do IFSC. Concluiu-se que as recomendacoes de usabilidade e acessibilidade propostas podem auxiliar na inclusao digital do idoso, facilitando o seu aprendizado e o uso do ambiente. Os desenvolvedores devem considerar as recomendacoes propostas para criar ambientes com interfaces mais amigaveis, que eliminem as barreiras de acesso e comunicacao na interacao sistema-idoso, por meio de terminologias mais claras, sem duplo sentido, com prevencao de erros, navegacao consistente, melhor organizacao das informacoes, maior legibilidade entre outros.

Referência(s)