Artigo Revisado por pares

História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação

1995; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2175-7941

Autores

Michael S. Matthews,

Tópico(s)

Science Education and Pedagogy

Resumo

Neste artigo, investigam-se o uso de e os argumentos a favor da historia e da filosofia da ciencia no ensino escolar dessas materias. Enfatizam-se as propostas do Curriculo Nacional Britânico e as recomendacoes contidas no Projeto americano 2061 de diretrizes curriculares. Algumas opinioes contrarias a inclusao de material historico nas disciplinas de ciencias sao levantadas e contestadas. A tese piagetiana de que o desenvolvimento psicologico individual reflete o desenvolvimento dos conceitos na historia da ciencia e mencionada e serve de introducao a questao da idealizacao em ciencias. Relacionamse alguns exemplos significativos de momentos quando, as custas de sua propria qualidade, a educacao ignorou os estudos relacionados a filosofia da ciencia. Sao fornecidos argumentos a favor da inclusao da historia e da filosofia da ciencia nos programas de formacao de professores dessa area. Conclui-se o artigo com uma listagem de temas atuais cujo debate conjunto por professores, historiadores, filosofos e sociologos poderia resultar em enormes beneficios para o ensino de ciencias.

Referência(s)