
Universidade: sinal fechado
1980; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 33 Linguagem: Português
ISSN
2178-2229
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO principal objetivo deste trabalho e a analise da forma pela qual estudantes universitarios, provenientes de diferentes classes sociais, percebem e incorporam ao seu projeto profissional e a propria universidade as alteracoes em processo na sociedade brasileira, no que se refere as formas de recrutamento da forca de trabalho e de sua hierarquizacao. Um questionario com perguntas abertas foi aplicado a estudantes que, no 1o semestre de 1974, cursavam o ciclo geral da Universidade Federal de Pernambuco. A principal tonica do discurso produzido pelos estudantes, com nuances conforme a classe social, foi a postura de que a aquisicao de determinadas competencias define o acesso a objetos indicadores de certas posicoes sociais. O papel dos dons e meritos pessoais subsiste, agora nao mais apenas dependentes do empenho individual, como tambem de sua legitimacao por parte de uma instituicao educacional que confere os mais altos niveis de escolaridade.
Referência(s)