
O NÃO PARADIGMA AMBIENTAL
2007; Volume: 18; Linguagem: Português
10.14295/remea.v18i0.3585
ISSN2318-4884
Autores Tópico(s)Environmental Education and Sustainability
ResumoCom este artigo pretendo levantar as questoes que mais me acompanharam neste meu primeiro ano de estudos especificos no campo da educacao ambiental, aproveitando-me da rica experiencia vivenciada na disciplina Estudos Avancados em EA do Programa de Pos Graduacao em Educacao Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande - FURG, quando analisamos 14 artigos, das mais variadas nacionalidades, selecionados do periodico digital “The Journal of Environmental Education”. Dois deles couberam a mim fazer em aula a apresentacao para os colegas: “The effect of Enviromental Education on Schoolchildren, their parents, and community members: A Study of intergenerational and intercommunity learning” (O efeito da educacao ambiental em escolares, seus pais e membros da comunidade: Um estudo intergeracional e aprendizagem intercomunitaria), onde os autores examinaram a hipotese que criancas aprendem e assimilam os principios de conservacao no ambiente escolar e transferem para seus pais. No segundo artigo “Knowledge and Attitudes Regarding sea turtles in elementary students on Zakynthos, Greece”(Conhecimento e atitudes em relacao as tartarugas marinhas em estudantes de ensino basico em Zakynthos, Greece), os autores construiram um instrumento de pesquisa com trinta e dois itens, para medir conhecimento e aspectos comportamentais (entendimento e interesse no problema, orientacao e compromisso verbal) com respeito a conservacao da tartaruga marinha em Zakynthos Grecia. Desta forma pudemos entrar em contato com uma mostra significativa de producoes cientificas realizada nas mais diferentes realidades e partes do mundo. Somei a isto minhas impressoes sobre o Segundo Congresso de Educacion Ambiental para el Desarrollo Sustentable de la Republica Argentina, onde pude encontrar uma outra perspectiva para a educacao ambiental, que junta a renovacao do movimento sindical com formacao continuada de professores. Na segunda parte deste artigo procurei reproduzir esquematica e o mais fielmente possivel os principais topicos enunciados pelos conferencistas; acreditando que seriam mais do que suficientes para percebermos a significativa distância existente entre as concepcoes do The Journal of Environmental Education e as do Segundo Congresso na Argentina. Desta forma busco montar um quadro mais amplo de como a educacao ambiental vem sendo interpretada e integrada aos mais diferentes discursos e propositos que nao raras vezes sao antagonicos.
Referência(s)