Artigo Produção Nacional

O NÃO PARADIGMA AMBIENTAL

2007; Volume: 18; Linguagem: Português

10.14295/remea.v18i0.3585

ISSN

2318-4884

Autores

Álvaro Luís Ávila da Cunha,

Tópico(s)

Environmental Education and Sustainability

Resumo

Com este artigo pretendo levantar as questoes que mais me acompanharam neste meu primeiro ano de estudos especificos no campo da educacao ambiental, aproveitando-me da rica experiencia vivenciada na disciplina Estudos Avancados em EA do Programa de Pos Graduacao em Educacao Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande - FURG, quando analisamos 14 artigos, das mais variadas nacionalidades, selecionados do periodico digital “The Journal of Environmental Education”. Dois deles couberam a mim fazer em aula a apresentacao para os colegas: “The effect of Enviromental Education on Schoolchildren, their parents, and community members: A Study of intergenerational and intercommunity learning” (O efeito da educacao ambiental em escolares, seus pais e membros da comunidade: Um estudo intergeracional e aprendizagem intercomunitaria), onde os autores examinaram a hipotese que criancas aprendem e assimilam os principios de conservacao no ambiente escolar e transferem para seus pais. No segundo artigo “Knowledge and Attitudes Regarding sea turtles in elementary students on Zakynthos, Greece”(Conhecimento e atitudes em relacao as tartarugas marinhas em estudantes de ensino basico em Zakynthos, Greece), os autores construiram um instrumento de pesquisa com trinta e dois itens, para medir conhecimento e aspectos comportamentais (entendimento e interesse no problema, orientacao e compromisso verbal) com respeito a conservacao da tartaruga marinha em Zakynthos Grecia. Desta forma pudemos entrar em contato com uma mostra significativa de producoes cientificas realizada nas mais diferentes realidades e partes do mundo. Somei a isto minhas impressoes sobre o Segundo Congresso de Educacion Ambiental para el Desarrollo Sustentable de la Republica Argentina, onde pude encontrar uma outra perspectiva para a educacao ambiental, que junta a renovacao do movimento sindical com formacao continuada de professores. Na segunda parte deste artigo procurei reproduzir esquematica e o mais fielmente possivel os principais topicos enunciados pelos conferencistas; acreditando que seriam mais do que suficientes para percebermos a significativa distância existente entre as concepcoes do The Journal of Environmental Education e as do Segundo Congresso na Argentina. Desta forma busco montar um quadro mais amplo de como a educacao ambiental vem sendo interpretada e integrada aos mais diferentes discursos e propositos que nao raras vezes sao antagonicos.

Referência(s)