Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A coerção e suas implicações na relação professor-aluno

2002; Universidade de São Francisco; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-82712002000200012

ISSN

2175-3563

Autores

Juliane Viecili, José Gonçalves Medeiros,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar os comportamentos de aluno com história de fracasso escolar (CFE) e alunos sem história de fracasso escolar (SFE) e os comportamentos de coerção e estimulação positiva dos professores em relação a cada grupo de alunos. Dez crianças, com idade entre 8 e 12 anos, freqüentadoras do ensino fundamental de uma escola pública, participaram do estudo, juntamente com três professores. O procedimento de coleta de dados utilizado foi a observação direta dos comportamentos em sala de aula, com registro de categorias por intervalo de tempo com aluno como foco da observação. Os resultados indicam a utilização diferenciada de coerção com alunos CFE e de estimulação positiva com alunos SFE. Discute-se o uso diferenciado de contingências coercitivas e reforçadoras em relação aos alunos CFE e SFE e seus efeitos nos comportamentos acadêmicos e não-acadêmicos de ambos os grupos de alunos.

Referência(s)