A rainha Margot em duas versões

2010; Volume: 6; Issue: 7 Linguagem: Português

10.48075/rlhm.v6i7.4416

ISSN

1983-1498

Autores

Maria Lídia Lichtscheidl Maretti,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo comparativo entre o romance La reine Margot (1845), de Alexandre Dumas pere, e o filme homonimo (1994), de Patrice Chereau, a partir, sobretudo, da consideracao de seu carater historico, das condicoes de producao de cada “discurso” e da atuacao das personagens em ambas as narrativas. O romance foi originalmente publicado sob a forma de folhetim no jornal frances La presse, durante os anos de 1844 e 1845, o que explica a sua longa extensao e outros tracos como o “gancho” entre os capitulos. Ele constitui-se de uma trilogia cuja acao se desenrola durante as guerras de religiao, o que lhe garante, dentre outros aspectos genericos tipicos, a classificacao como um romance historico tradicional, tendo o episodio do Massacre de Sao Bartolomeu como o fato que lhe e mais marcante. Quanto ao filme, que foi merecedor de cinco premios Cesar, de dois premios no Festival de Cannes e de uma indicacao ao Oscar de melhor figurino, tem a atriz Isabelle Adjani no papel de protagonista. Com algumas diferencas relevantes em relacao ao romance, observa-se que a acao do filme se passa de agosto de 1572 ate 1574 numa Paris que e o alvo da ebulicao que caracterizou os conflitos entre os catolicos e os protestantes. Desse modo, a comparacao entre as duas linguagens artisticas se detera no estudo do perfil das personagens, das circunstâncias em que foram produzidas e da conformacao historica que lhes e caracteristica.

Referência(s)