A REINVENÇÃO DO OFÍCIO DE CRIANÇA E DE ALUNO
2011; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2011v6n3p581-602
ISSN1809-0354
Autores Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoEm tempos de incerteza e de transformacao social, a condicao infantil encontra-se em mudanca. Mudanca da “normatividade” que se constituiu na modernidade ocidental; mudanca nas imagens e representacoes sociais sobre as criancas e a infância; mudancas nas praticas sociais das criancas e dos adultos e dos padroes de interaccao entre ambos; mudancas no estatuto da infância face as familias, a escola, as instituicoes. A teorizacao da mudanca da condicao social da infância tem sido realizada tomando, frequentemente, por ponto de partida os efeitos das tecnologias de informacao e comunicacao. Em boa parte, o tema da “morte da infância” e explicado pelos efeitos nas criancas dos media modernos. Neste texto, rejeita-se o determinismo tecnologico como causa explicativa e equacionam-se as mudancas a luz das transformacoes societais, com especial incidencia na escola. Consideram-se, sobretudo, as praticas sociais das criancas na mudanca da propria infância contemporânea. Utilizando os conceitos de “oficio de crianca” e de “oficio de aluno”, interrogam-se os modos como as tecnologias de informacao e comunicacao – e, em especial, a internet - mais do que induzirem mudancas, se integram nos processos de reconfiguracao do estatuto da infância, pelas praticas sociais das criancas.
Referência(s)