
A filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética
2011; UNIVERSIDADE LA SALLE; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18316/51
ISSN2236-6377
AutoresJulio Cesar Touguinha de Almeida, Rubens Müller Kautzmann,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoNo presente artigo, trazemos algumas reflexoes criticas iniciais sobre a filosofia ocidental, tendo como objetivo evidenciar como a nossa civilizacao, a partir do empirismo representado pela ciencia experimental e pela negacao da tradicao proposta pela filosofia nos seculos XVI e XVII, acabou por articular a crise ambiental que vivemos, a qual, na visao de Heidegger, se traduz por um desenraizamento daquilo que constitui o ser humano, fazendo-o perder a capacidade de saber habitar, acolher e dialogar com o mundo. Ainda dentro de nossa proposta, procuramos evidenciar a potencialidade de uma etica ambiental em Educacao Ambiental que, em reabilitando a tradicao entendida por Gadamer, nos permita, atraves da dialetica do ouvir, encontrar um linguajar que torne possivel compreender as questoes que a natureza nos apresenta. Palavras-chave : tradicao; linguagem; Educacao Ambiental; sustentabilidade The Philosophy of nature and environmental education: critical reflection in searc of an ethical management ABSTRACT This article presents some critical reflections on the Western philosophy, with the purpose of demonstrating how our civilization, as from the empiricism represented by the experimental science and by the denying of the tradition proposed by the philosophy in the 16th and 17th centuries resulted in the present environmental crisis, which, according to Heidegger, exposes an uprooting from what conforms the human being and makes him/her lose the capability to know how to inhabit, to give shelter and to dialogue with the world. Also is part of the proposal of this work to evince the potential of an environmental ethics within the Environmental Education that, by rehabiliting the tradition under Gadamer’s concepts, should permit, by means of the hearing dialectics, to find a language that makes possible to understand the issues presented by the Nature. Key-words : tradition, language, Environmental Education, sustainability
Referência(s)