DO QUADRO-NEGRO À LOUSA DIGITAL: A HISTÓRIA DE UM DISPOSITIVO ESCOLAR
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 4; Linguagem: Português
ISSN
1982-7806
Autores Tópico(s)Education and Technology Integration
ResumoAnalisa a historia do quadro-negro e as transformacoes operadas nesse dispositivo escolar, entendido, ao mesmo tempo, como uma “tecnica de poder e um procedimento de saber. Pesquisas na area de historia da educacao tem ressaltado arquitetura escolar, o espaco e o tempo escolar, sem deter-se sobre o significado do uso de certos objetos e as praticas ligadas a eles. Nessa perspectiva, o mobiliario escolar refletiria a pedagogia, na qual o quadro-negro ocupa especial centralidade. Pode-se afirmar que a centralidade pedagogica do e no quadro-negro resulta da ausencia de manuais escolares e de outros recursos visuais para a aprendizagem, e da centralidade do processo pedagogico na figura do professor. O quadronegro/verde/digital, como suporte das experiencias cognitivas e esteticas da vida escolar, possibilita reconstruir a memoria de uma pratica educativa arraigada no cotidiano, na perspectiva de uma historia das praticas escolares.
Referência(s)