Artigo Revisado por pares

Produção de conhecimento na sociedade da informação: o papel da tecnologia da informação no processo de produção cooperativa de textos/conhecimento

2007; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1981-5344

Autores

Humberto T. Marques Neto,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

NETO, Humberto Torres Marques. Producao de conhecimento na sociedade da informacao: o papel da tecnologia da informacao no processo de producao cooperativa de textos/conhecimento. Belo Horizonte: Programa de Pos-Graduacao em Ciencia da Informacao da UFMG, 1999.(Mestrado em Ciencia da Informacao). 228p.Orientadora: Professora Ana Maria Cardoso. Partindo dos pressupostos que o processo de producao passa necessariamente pela producao e recepcao de textos, e que tal conhecimento e produzido atraves de processos informativos, nos quais o sujeito do conhecimento interage com textos (ou dados) dando-lhes significado dentro de um contexto definitivo por um sistema, pode-se verificar que a tecnologia da informacao cria novas condicoes para sua producao, deixando assim de ter uma conotacao estritamente instrumental para constituir-se como um fator determinante do processo. O trabalho foi desenvolvido a partir da observacao e analise da producao academica de um grupo de alunos da disciplina de Linguistica I do curso de letras da PUC-Minas do primeiro semestre letivo de a1998. A metodologia empregada conduziu a que os alunos produzissem um conjunto de textos tanto de forma manuscrita quanto eletronicamente atraves da utilizacao de um editor de textos. O processo de producao de cada atividade foi realizado em grupo, ou seja, criou-se condicoes para que esses alunos produzissem conhecimento de maneira cooperativa. A interacao intrinseca a cooperacao ocorreu tanto atraves de discussoes realizadas face a face quanto por intermedio de um software de “bate-papo virtual” (chat). Todos os trabalhos dos alunos foram avaliados por dois professores de Linguistica, o proprio professor da disciplina e outro professor convidado, com o intuito de garantir uma transparencia ao processo de avaliacao. Os dados decorrentes da pesquisa mostraram que a utilizacao da tecnologia da informacao no processo de producao cooperativa de textos/conhecimento pode criar alguns desafios para a universidade contemporânea, pois torna-se necessario repensar o espaco da sala de aula, desenvolver metodologias mais adequadas ao funcionamento de um grupo sob tais condicoes, bem como redefinir as categorias da avaliacao utilizadas pelos professores.

Referência(s)