Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Formação continuada de professores de Matemática da educação básica em um contexto de implementação de inovações curriculares

2012; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21713/2358-2332.2012.v8.230

ISSN

2358-2332

Autores

Tânia Maria Mendo Angélica da Fontoura Garcia Silva Ruy César Pietropaolo, Tânia Maria Mendonça Campos, Angélica da Fontoura Garcia Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O propósito deste estudo é analisar as reflexões realizadas sobre a prática docente por um grupo de 15 professores de Matemática em um contexto de estudo das inovações curriculares que ora são implementadas em escolas estaduais da educação básica. Essa pesquisa, desenvolvida no âmbito do projeto Observatório da Educação, foi guiada pela questão: a discussão sobre inovações curriculares favorece a reflexão do professor a respeito de sua prática docente de modo a promover mudanças? Esse estudo indicou certo nível de reflexão pelos professores, mas, para analisar as transformações dessa prática, é fundamental acompanhar o desenvolvimento das inovações no âmbito da sala de aula. Convém ressaltar que as reflexões sobre a prática foram sensivelmente acompanhadas de argumentos questionadores sobre a relevância e a validade da iniciativa de se implementar uma base curricular comum para as escolas de São Paulo.

Referência(s)