Implementação da Educação Ambiental na graduação de professores de educação física: uma reflexão
2000; Volume: 5; Linguagem: Português
ISSN
2238-5533
AutoresFrancisco Pereira Tavares, M. Levy,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoResumo O que significa uma Educacao Fisica Ambientalizada (EFA) no seio da graduacao de Educacao Fisica? O presente trabalho aborda esta questao, sugerindo que a implementacao da Educacao Ambiental (EA) num curso de graduacao em Educacao Fisica (EF) deva ser um processo educacional a ser imerso no curso como um todo, e que, portanto, deva ser norteado pelos mesmos principios que a EA propoe. Tambem sugerimos que a implementacao da EA em tal nivel deva ter dois objetivos distintos, porem intimamente ligados e complementares: 1) ao reconhecer a escola como uma unidade multiplicadora, trabalhar sua rotina no sentido de reduzir os impactos que ela produz nesta multiplicacao, enquanto mantenedora e reprodutora de uma cultura que e predatoria ao ambiente; 2) buscar alternativas/mudancas em todo o seu curriculo (objetivos do curso, grade curricular, metodologia de trabalho, gestao dos espacos e das relacoes interpessoais, formas de avaliacao, etc.) de forma que tais alternativas/mudancas produzam consequencias beneficas ao curriculo. Neste artigo discutimos essa abordagem com maior profundidade e argumentamos como ela pode significar beneficios para o processo de implementacao de mudancas no curso, trazendo, consequentemente, maior eficiencia para a EF em si, em termos de promocao de uma transicao, rumo a um modelo de desenvolvimento que seja sustentavel ou seja, uma EFA.
Referência(s)