Artigo Produção Nacional

NOVAS FORMAS DE TRABALHAR O PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NA FORMAÇÃO DO FUTURO FISIOTERAPEUTA

2014; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Denis Frota Guimarães, Danielle Gonçalves Fernandes Vieira Barbieri, Leandro Gomes Barbieri,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

INTRODUCAO: O processo de ensino aprendizagem passa por transformacoes de tempos em tempos, com o avancar dos anos e necessario que o professor possa buscar novas formas de ensinar aos academicos atraves dos meios disponiveis. E isto deixa muitos dos profissionais angustiados e os academicos ficam na esperanca que o ensino seja prazeroso na construcao do conhecimento dentro do ambiente universitario. Mas a trajetoria educacional dada pelas fases escolares, que tem como “final da cadeia”, o ingresso no ensino superior onde o individuo faz, enfim, a opcao por uma carreira profissional, evidencia uma relacao clara entre trabalho e educacao, dada pela logica da formacao educacional/profissional. Sabe - se que o ensino classico pode resultar, para muitos estudantes, num retardamento da maturidade, ja que exige dos alunos uma total dependencia dos professores e curriculos estabelecidos. A possibilidade de sair do modelo tradicional de ensino para novo processo, transformar o aluno como centro do conhecimento e estabelecer uma maior motivacao no que sera aprendido e dever do professor que atue no processo de construcao do ensino aprendizagem do aluno universitario. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: No curso de Fisioterapia das faculdades INTA trabalha-se o desenvolvimento criativo do academico, de forma que os tres professores buscaram utilizar esta criatividade desde o primeiro semestre, onde utiliza-se a tecnica de modelagem de pecas anatomicas. Na qual o aluno constroi pecas anatomicas com Biscuit. Mas tambem e utilizado a criacao de videos de curta ? metragem nas disciplinas basicas e avancadas do curso de fisioterapia. Neste momento os academicos sao direcionados para construir um roteiro, filmar e editar estes videos que abordam os temas atuais da profissao. Fica cada vez mais evidente que quando o professor utiliza estas novas tecnologias, o aluno tem uma maior motivacao com a profissao escolhida e a importância de fazerem parte do processo da construcao do conhecimento, atraves da criacao de uma peca anatomica com o Biscuit e/ou video sobre a atuacao do fisioterapeuta no mercado de trabalho no municipio de Sobral - CE. IMPACTOS: O interesse dos academicos pela profissao escolhida, aumenta em itens que sao relatados pelos mesmos, como: aumento do tempo de estudo extraclasse, melhor compreensao da utilizacao da Anatomia Humana pelo fisioterapeuta e maior motivacao em relacao a profissao escolhida. CONSIDERACOES FINAIS: A busca pela aprendizagem e continua e sofre mutacoes a todo o momento, com isto o professor, no mundo atual, tem o dever de estar atualizado com as novas tecnologias. E ao ser repassado aos academicos durante a sua formacao, tem que ser dinâmica eficiente e, acima de tudo, com dominio que o mesmo queira continuar os estudos. Durante este periodo de utilizacao destas duas tecnicas, observa que a motivacao dos academicos, junto com a dedicacao reflete no nivel de conhecimento adquirido pelos mesmos.

Referência(s)