
UMA ANÁLISE ESTRATÉGICA – ESTUDO DE CASO HSBC BRASIL
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.12712/rpca.v4i3.15
ISSN1982-2596
AutoresElizabeth Freitas Rodrigues, Gabriel Levrini, Mário M.Q. Simões,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente trabalho faz uma análise estratégica da subsidiária do HSBC Holding no Brasil, no período de 2006 a 2009, para evidenciar como o banco conseguiu adaptar-se à nova realidade dos mercados em que opera. Também é feita uma análise das mudanças estratégicas que foram realizadas e, suas implicações no desempenho da empresa. O estudo baseou-se no ferramental GI de Macedo-Soares (2005), que contempla os construtos de Fahey & Randall (1998) e Hofer & Schendel (1978). Os resultados evidenciaram que o banco busca uma estratégia de posicionar-se globalmente, dando ênfase nos países em desenvolvimento, entretanto demonstra uma deficiência na circulação de informações estratégicas nos diversos níveis hierárquicos. Quanto aos processos de inovação, não foi evidenciado que o banco acompanhe as tecnologias inovadoras implantadas por seus concorrentes.
Referência(s)