ETNOARQUEOLOGIA DA PESCA. UM ESTUDO SOBRE AS ÁREAS DE ATIVIDADE E PRÁTICAS DE PESCA DOS PESCADORES DA BARRA DO JOÃO PEDRO, RS
1970; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Linguagem: Português
10.15210/lepaarq.v8i15/16.1677
ISSN2316-8412
Autores Tópico(s)Geography and Environmental Studies
ResumoResumo: Desde o período pré-histórico, grupos humanos têm utilizado o recurso pesqueiro como um modo de sobrevivência no litoral norte do RS. Atualmente diversas comunidades de pescadores encontram-se espalhadas pela região, demonstrando que a exploração desse recurso continua sendo uma atividade importante para a sobrevivência dessas comunidades no presente. Contudo, a inexistência de pesquisas etnoarqueológicas na região não é compatível com a riqueza histórica, cultural, e material dessas comunidades. Portanto, esta pesquisa visa desenvolver um estudo aprofundado sobre modo de vida dos pescadores da comunidade da Barra do João Pedro. Destaca-se neste estudo, a busca pelas relações entre práticas de pesca e áreas de atividade, que podem ser observadas através de um estudo etnoarqueológico, combinando metodologias arqueológicas com as observações etnográficas. Abstract: Since the pre-historic era, human groups have been using this resource as a way to survive in the region. Nowadays, several fishermen communities are spread in the “gaúcho” north coastline, showing that the exploration of that resource keeps being an important activity for the survival of those communities now. Nevertheless, the lack of ethnoarchaeological research in the region is not compatible with the historical, cultural and material richness of those communities. Therefore, this research aims to develop a deep study about the way of life of the fishermen from the community of Barra do João Pedro. We intend to stand out, in this study, the search for relations between the practice of fishing and the areas of activities, which can be observed through an ethnoarchaeological study, combining archaeological methodologies with the ethnographic observations.
Referência(s)