
Projeto Flora na comunidade Xucuru Kariri Warkanã de Aruanã, MG e as possibilidades do currículo narrativ
2015; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.12957/riae.2015.14326
ISSN2359-6856
AutoresBeatriz Sales da Silva, Maria Inês Petrucci-Rosa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoProjeto Flora na comunidade Xucuru Kariri Warkanã de Aruanã, MG e as possibilidades do currículo narrativo Resumo O artigo apresenta uma experiência vivida na comunidade escolar Xucuru Kariri, Caldas, MG, que teve como referência uma ação pedagógica denominada Projeto Flora, baseado na obra literária de Bartolomeu Campos de Queirós e na história de vida da matriarca da comunidade. As semelhanças entre a personagem Flora e a matriarca Flora suscitaram uma estreita relação entre a ficção e a realidade, promovendo a produção de um currículo narrativo, fazendo emergir o registro e memória com o potencial mobilizar identidades na perspectiva da cultura local. Do ponto de vista teórico, a experiência é ressignificada a partir da proposição de Ivor Goodson que considera a possibilidade de tratar o currículo como narrativa. As narrativas foram ouvidas e ressignificadas como mônadas, a partir de uma perspectiva benjaminiana. Palavras Chaves: currículo narrativo, mônadas, memória.
Referência(s)