A visualidade implícita no tema como meio de produção para animações em stop motion - DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18105
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 6; Linguagem: Português
ISSN
2317-6784
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoDurante muito tempo a animacao feita com bonecos articulados (stop motion) foi usada como recurso para a producao de efeitos especiais em filmes com atores reais. Com o advento da informatica e o uso de softwares para a producao de efeitos especiais, esta tecnica basicamente parou de ser usada com este proposito. Recentemente vivenciamos o ressurgimento desta tecnica como meio de producao integral de filmes de animacao. Os casos de maior sucesso sao os filmes: Fuga das Galinhas, O Estranho Mundo de Jack, A Noiva Cadaver e Wallace e Gromit, sendo o ultimo ganhador do Oscar como melhor filme de animacao de 2006, tendo concorrido com varios filmes inteiramente feitos em computacao grafica. Talvez o fascinio que esta tecnica proporciona as pessoas seja um dos fatores que contribuiram para esse sucesso, porem fica evidente uma relacao muito proxima entre a visualidade estabelecida pela escolha de materiais durante o processo de producao dos bonecos e cenarios, com tema abordado pelo roteiro do filme. Este trabalho busca investigar: como e estabelecida esta visualidade e como os materiais utilizados para a producao de bonecos, cenarios e objetos podem se apropriar de elementos visuais que englobam o tema do roteiro. Para tanto sera feita uma pesquisa a respeito da visualidade das festas de reis do interior de Goias, com o intuito de recolher elementos narrativos e visuais para a elaboracao de um curta metragem de animacao documental utilizando a tecnica de stop motion. Durante a investigacao serao levantadas ainda, algumas discussoes a respeito do uso de softwares e equipamentos digitais, durante o processo de producao deste tipo de animacao e o tipo de interferencia destas ferramentas no resultado final. Palavras-chaves: Animacao stop motion, visualidade, Festas de Reis
Referência(s)