
O Conjunto fotográfico no ensino de História: algumas possibilidades de abordagem com a imigração polonesa
2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5433/1984-3356.2009v2n3p269
ISSN1984-3356
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
Resumo<span style="font-family: "><span style="font-size: small;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "><span style="mso-spacerun: yes;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "><span style="mso-spacerun: yes;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "><p class="MsoBodyTextIndent" style="margin: 0cm 0cm 6pt 14.15pt; text-align: justify;"><span style="font-family: ";Georgia";,";serif";;">O presente artigo pretende aproximar o campo iconográfico ao ensino de História, isto é, explicitando possíveis caminhos para a utilização da fotografia em sala de aula, como ferramenta metodológica, demonstrando assim, a viabilidade do conjunto fotográfico no auxílio à prática docente na área, via a relação ensino-aprendizagem. Ao longo de sua trajetória, a fotografia foi marcada por seus usos e funções, por sua grande capacidade de representação, abordá-la como indício do real denota uma análise mais apurada e dinâmica na pesquisa histórica. Inseri-la na prática pedagógica significa explorar sua capacidade representativa para o entendimento de uma das linhas norteadoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s): a diversidade. De modo particular, nesta pesquisa, analisar-se-á o tema imigração para a conjugação entre ensino e fotografia, visualizando as realidades sociais por um viés plural e particular.<span style="mso-spacerun: yes;"> </span></span></p></span></span></span></span></span></span></span>
Referência(s)