
IMAGENS DO PATRIMÔNIO E TURISMO: METAMORFOSES E “MERCADORIZAÇÃO” DO TERRITÓRIO CENTRAL DE TIRADENTES, MINAS GERAIS
2022; departamento de geografia; Linguagem: Português
10.26512/2236-56562012e39949
ISSN1516-9375
AutoresRodrigo Neves, Eder Jurandir Carneiro,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste artigo tem como objetivo abordar o processo de transformação do território da área central da cidade de Tiradentes, Minas Gerais, que resultou na “mercadorização” do “patrimônio histórico e arquitetônico”. Examina-se como determinados atores (empresários, publicitários, secretários de turismo etc.) conseguiram, no curso de lutas simbólicas, impor representações do “centro histórico” relacionadas à preservação e uma reconstrução do passado que corresponde aos interesses dos capitais investidos nos negócios ligados ao turismo. Essas lutas teriam contribuído, concomitantemente, para a mudança da função dos imóveis da área central da cidade, que se tornaram casas comerciais, restaurantes e hotéis , assim como para a transmutação da própria paisagem urbana, convertida em mercadoria a ser consumida por turistas. Esses processos implicaram o deslocamento induzido dos antigos moradores desse espaço para bairros periféricos.
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