A Implantação da Pós-Graduação na Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) Timor-Leste

2010; Volume: 7; Issue: 12 Linguagem: Português

10.21713/2358-2332.2010.v7.186

ISSN

2358-2332

Autores

Maurício Aurélio dos Santos,

Tópico(s)

International Development and Aid

Resumo

Tratar-se-a sobre a implantacao da pos-graduacao na UNTL no contexto do Programa de Qualificacao Docente e Ensino da Lingua Por­tuguesa em Timor-Leste, cujo principal objetivo e contribuir para a rein­troducao da Lingua Portuguesa em Timor-Leste, uma vez que hoje ele e um pais independente. O portugues, lingua falada por parte da populacao do Timor Portugues, bem como alguns dialetos locais, foi proibido depois que a Indonesia invadiu o Timor-Leste, em 1975. Em 2002, por ocasiao do restabelecimento da independencia, apenas 10% da populacao falava o portugues, entretanto, a Constituicao de Timor-Leste determina que o tetum e o portugues sejam as linguas oficiais do pais, sendo o por­tugues tambem lingua de instrucao. O que se pretende apresentar e a discussao em relacao ao processo de implantacao da pos-graduacao em Timor-Leste como instrumento de fortalecimento da Lingua Portuguesa no pais do sudeste asiatico, atendendo a requisitos de qualidade. A im­plantacao se deu por meio de professores brasileiros, em um contexto de cooperacao internacional. Logo apos a independencia de Timor-Leste, o Brasil assinou acordo de cooperacao educacional, passando a enviar anualmente 50 professores para projetos de formacao de docentes em exercicio e para capacitacao de professores de educacao pre-secundaria e secundaria. Em 2007, dois novos projetos foram incluidos. Um deles foi o de Implantacao da Pos-Graduacao na UNTL. E sobre essa experiencia, na coordenacao do PG-UNTL, que versara este relato.

Referência(s)